Diferença entre ESG e sustentabilidade?

ESG e sustentabilidade não têm o mesmo significado. São similares e têm objetivos em comum, como melhorar as práticas das empresas para agregar valor à marca ou produto e conquistar resultados positivos tanto com clientes quanto com investidores. No entanto, são diferentes. 

Motivada pelo mercado financeiro, a sigla ESG – termo, em inglês, para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança – se tornou um dos temas mais comentados no meio empresarial. ESG passou a ser adotado por gestores e empresas, no Brasil e no mundo, muitas vezes, como sendo igual a sustentabilidade.

A comparação entre ESG e sustentabilidade pode parecer, apenas, uma questão de conceito. Mas, para implementar ou melhorar práticas de negócios e da sociedade, buscando um equilíbrio na esfera social, ambiental e econômica, é importante diferenciar as duas áreas.

 

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade está ligada ao termo desenvolvimento sustentável que quer dizer suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Seu significado é mais amplo e não remete somente a questões ambientais, como o uso dos recursos naturais de forma racional.

Em primeiro lugar, a sustentabilidade visa a atender às necessidades básicas da sociedade, nos setores da saúde, educação, alimentação e moradia, entre outros. Para isso, a Organização das Nações Unidas definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para que os países consigam alcançar um desenvolvimento atrelado à sustentabilidade.

 

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para environmental, social and governance (ambiental, social e governança). ESG está relacionado à mensuração da performance de uma organização nas questões ambientais, sociais e de transparência e eficiência. Pode-se dizer que ESG está dentro da sustentabilidade já que, para que uma empresa seja sustentável, é preciso implementar ou melhorar suas práticas de ESG.

 

Diferenças entre ESG e sustentabilidade

Mas, afinal, quais são as diferenças entre os dois conceitos? Sustentabilidade é a visão estratégica da empresa em um modelo de negócios voltado à geração de um maior impacto para a sociedade. Assim, ESG está sob o guarda-chuva da sustentabilidade, produzindo informações e evidências que revelam e comprovam a estratégia de uma empresa rumo a um modelo de negócio mais sustentável.

O termo ESG tem forte relação com o mercado financeiro. Os aspectos ESG devem ser considerados em um investimento sustentável. As empresas precisam do ESG para garantirem a sustentabilidade dos negócios junto às organizações de crédito e financiamento, por exemplo.

A empresa que busca ser sustentável precisa tornar-se protagonista na agenda ESG. Assim, ela terá melhor qualidade de gestão e será mais valorizada pela sociedade e pelos consumidores em geral. Os conceitos estão ligados e caminham juntos para que as organizações tenham resultado financeiro e sobrevivam em um mercado tão dinâmico e competitivo.

 

Fonte: SEBRAE | Entenda a diferença entre ESG e sustentabilidade

 

Postado: 19/05/2023

Tags

Outros Artigos