A palavra Smog é de origem inglesa onde smoke = fumaça e fog = neblina.
O Smog é proveniente da queima incompleta dos combustíveis fósseis (à base de petróleo). Os gases lançados pelos carburadores dos carros não se acumulam somente ao nível do solo, eles tendem a subir e formar uma densa neblina.
Esta queima incompleta dos combustíveis fósseis causa sérios danos à saúde, mais precisamente ao aparelho respiratório. Irritação constante na garganta e narinas, são problemas comuns aos moradores em regiões que o tráfego de automóveis se intensifica a cada dia.
Tipos de smog:
Smog urbana: a mais comum, é uma mistura de poluentes gasosos, neblina e partículas sólidas (poeira). A coloração escura se deve à junção destes materiais.
Smog Industrial: presença de compostos mais nocivos à saúde, como H2SO4 (ácido sulfúrico), SO2 (dióxido de enxofre), cinzas, fuligem, entre outros. É por isso que a poluição industrial é considerada um risco à humanidade.
Smog fotoquímica: o próprio nome já define, ela ocorre em presença de luz. Esta neblina é comum nos dias muito quentes e secos, em sua composição encontramos dióxido de nitrogênio (NO2) provindo de escapamentos de automóveis.
Matéria na íntegra: Poluição e tipos de smog - Mundo Educação