Projeto de geração de energia a partir de resíduos

Caxias do Sul receberá uma planta piloto para a geração de energia a partir de resíduos sólidos. A unidade teste será instalada na área do aterro sanitário Rincão das Flores e integra o projeto para implantação de uma usina em escala industrial para atender 32 municípios da Região.

A planta teste é uma exigência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) para a emissão das licenças ambientais desta tecnologia, que é inédita no Estado. Dessa forma, os testes permitirão avaliar o impacto do processo de geração de energia no meio ambiente.

A usina terá capacidade de tratamento de cinco toneladas por dia e vai utilizar tecnologias desenvolvidas por pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Entre os processos de decomposição estudados estão a pirólise, que decompõe materiais por meio do calor e resulta em combustível líquido e composto que pode ser utilizado na produção de biofertilizantes. Outro tratamento é a biodigestão do chorume (o líquido gerado pelo resíduo orgânico) que resulta em gás que pode ser utilizado como combustível.

A primeira etapa da implantação da unidade teste é o desenvolvimento do projeto da planta e o encaminhamento do pedido da licença de instalação (LI), que consiste na autorização da FEPAM para a construção da unidade. Os responsáveis pelo projeto já solicitaram, em dezembro/2022, a licença prévia (LP), a qual analisa as características ambientais do terreno e determina regras a serem seguidas para diminuir o impacto da construção.

Conforme o professor da UCS e coordenador do projeto, Marcelo Godinho, a ideia é que os custos desta etapa sejam compartilhados entre os municípios participantes. A ideia é que a documentação esteja pronta em quatro meses e seja enviada à FEPAM para a obtenção da licença de instalação. A construção da unidade ainda não tem recursos garantidos e nem prazo, já que depende dos trâmites do órgão estadual. Por fim será necessário obter a autorização para operação e acionamento da unidade de teste.

A avaliação do funcionamento da planta piloto dará à FEPAM subsídios para o licenciamento ambiental de uma futura usina em escala industrial, que permitirá à região ter uma nova fonte de energia a partir de resíduos, que atualmente são descartados. Além de dar um encaminhamento mais ecológico, a medida permitirá redução de custos à maior parte dos municípios que atualmente encaminham os resíduos para outras cidades.

A etapa de implantação da usina teste é baseada nos resultados colhidos na análise dos resíduos enviados pelos 32 municípios participantes. 

 

Notícia na íntegra: Caxias terá unidade de teste para geração de energia a partir do lixo | Pioneiro (clicrbs.com.br)

 

Postado: 15/03/2023

Outros Artigos