Foi emitida a Licença de Operação (LO) para a primeira planta de produção de biometano em grande escala no Rio Grande do Sul a partir de resíduos sólidos urbanos.
Com investimento de cerca de R$ 140 milhões, o empreendimento, que irá operar no Complexo Tecnológico da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), em Minas do Leão, terá capacidade instalada de gerar 66 mil m³ de gás natural diariamente, o equivalente a 9.2 mil botijões de gás de 13kg.
O biometano é produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de matérias orgânicas, como o lixo urbano que é destinado aos aterros sanitários, e pode ser utilizado como combustível para veículos, aquecimento, geração de energia e processos industriais.
O diretor-presidente do local destacou que a CRVR é a única empresa a possuir esse tipo de tecnologia de produção de biometano a partir de aterros no RS. O biometano tem potencial de transformar resíduos em energia limpa, gerar empregos e economia para o Estado.
Matéria na íntegra: Governo entrega licença ambiental para primeira planta de produção de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos - Portal do Estado do Rio Grande do Sul